Verbetes relacionados:
Fichas por assunto
Fichas por ordem alfabética
Filosofia, fichas de leitura


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Nasser, J. M.. O trivium


vb. criado em 17/08/2014, 22h29m.
    Isto é uma ficha de leitura da palestra ( aqui, l.ext.), dada no lançamento do livro O Trivium de Miriam Joseph (aqui, l. ext.)
Artes liberais: artes da mente e das coisas; conjunto de saberes necessários para utilizar com eficiência a mente e compreender o mundo, por mero amor à cultura: ars gratia artis, a arte pela arte, sem interesse ou função de utilizar esses saberes para ganhar dinheiro.

Liberais porque, como conceito, são conhecimentos a serem transmitidos só a quem deseja recebê-los.

Educação não é o mesmo que ensino. O que a escola moderna oferece é apenas ensino: não educa, apenas funciona como um conjunto de obstáculos para filtrar os interessados para o mercado de trabalho; visa diminuir a expectativa de obter colocações no mercado, e ao mesmo tempo facilitar a vida dos recrutadores, eliminando previamente um grande contingente de possíveis candidatos. O ensino moderno não tem relação com educação, é mais uma atividade de promoção social (ou de controle do mercado de trabalho).

Nunca se imaginou, antes de Comenius (http://pt.wikipedia.org/wiki/Comenius 1592-1670, criador da ideia de escola universal e padronizada) a ideia de universalização e padronização do ensino (da qual derivou a ideia da obrigatoriedade).

A ideia do trivium, do quatrivium e das artes liberais começa no governo de Carlos Magno (iniciado em 800 d.C, vide Alcuíno de Iorque (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcu%C3%ADno_de_Iorque)). As escolas de artes liberais ficavam anexas às universidades. Alunos de ambos os sexos, com 14 anos ou mais. Mais frequentadas por meninas que por meninos (cultura não era coisa viril). Totalmente facultativas.

Não confundir artes liberais com as artes plásticas, na época medieval a expressão artes referia-se geralmente às profissões liberais e não às artes plásticas.

No trivium se estudavam as ciências da mente: retórica, gramática e lógica (originalmente chamada dialética). Ciências que ensinam a usar a mente.

Após o trivium vinha o quatrivium, estudo das ciências das coisas, compreender o mundo segundo as quantidades. que incluía a aritmética (estudo dos números descontínuos (discretos)), sua aplicação (a música), a geometria (estudo dos números contínuos) e sua aplicação (astronomia).

Findos trivium e quatrivium o estudante recebia grau de mestre. E podia ingressar na universidade para estudar uma das três artes superiores, medicina, direito e teologia (que incluía a filosofia). Quem concluía um desses cursos recebia grau de doutor.

Ao lado das três artes (profissões) liberais havia as profissões “não liberais”, as que era vinculadas às guildas ou corporações de ofício, onde o aprendiz fica vinculado à guilda, não podia exercer a profissão sem passar pela aprovação e filiação à guilda, e se sujeitava às regras e tabelas de preços da guilda.

doxografia: compilação de doutrinas filosóficas. À moda de Aristóteles, que compara opiniões dos antecessores, tenta avançar a partir delas, e a certa altura reconhece que nao consegue ir adiante, porque a tensão ou Aporia entre dois conceitos é invencível.